Brasil

Pueblos indígenas

"As retomadas feitas pelos Guarani e Kaiowá são uma forma de dizer um basta à paralização nos procedimentos demarcatórios e à violência silenciosa e cotidiana. Retomar a terra é atitude cidadã daqueles que, sustentados por um direito legítimo, dão um passo na direção de sua efetiva garantia, uma vez que o governo se mostra omisso."

Brasil: Resistência Guarani e Kaiowá e as novas ofensivas contra os direitos indígenas no MS

Agronegocio

"Invadem área pública, terra indígena ou assentamento, não dão a mínima para o aparato legal, que é totalmente frágil nesses confins, e aplicam o seu poder. Qual o objetivo: os saqueadores primeiro vendem a madeira, mas o que eles querem é a terra, que depois será convertida em pastagem ou em campo de soja."

Amazônia: o poder dos piratas do agronegócio

b

Después de tres días de intenso terror y violencia, e intermediado por el vice-alcalde de Douradina, Estado de Mato Grosso do Sul, José Ailton Nunes, hacendados e indígenas Guarani Kqiowá de la comunidad Guyra Kamby’i lograron un acuerdo en la noche del último sábado 5 de septiembre.

Brasil: Después de días de terror, Guarani Kaiowá y hacendados lograron un acuerdo, pero la tensión continúa

Por ADITAL
aa

El asesinato de la líder comunitaria María das Dores dos Santos Salvador, de 52 años, conocida como Dora, ha intensificado las discusiones sobre los conflictos por la tierra en el Estado de Amazonas.

Brasil: Caso Dora, asesinato de activista recalienta denuncias sobre conflictos de tierra en el Amazonas

mpa1

"Durante a marcha que trouxe presente a defesa da vida dos povos, mais de 500 pessoas levaram bandeiras contra a criminalização das juventudes que vivem no campo e nas periferias, contra o sistema do agronegócio, em defesa da agroecologia, pela demarcação das terras indígenas e também pelo feminismo".

Grito dos Excluídos\as deste ano denúncia a mídia e anuncia “Não haverá golpe no Brasil”

Por MPA
PRESAL1

El descubrimiento de grandes reservas de hidrocarburos a más 7 mil metros bajo el nivel del mar movilizó al gobierno brasileño a desarrollar la extracción en aguas profundas. Una década después, y tras grandes inversiones públicas y alianzas trasnacionales, el gigante sudamericano enfrenta las secuelas del cóctel extractivista: violación de derechos colectivos, debilitamiento de la legislación, precarización laboral, racismo ambiental y corrupción. Mucha corrupción.

Brasil: Expansión del Presal y soberanía territorial

Panfleto

A Jornada de Agroecologia da Bahia é um evento que principalmente celebra o movimento de articulação de Povos chamado Teia de Agroecologia dos Povos, difunde as ações de transição agroecológica e promove novas interações entre povos, organizações, universidades e demais grupos afins.

Brasil: Convite IV Jornada de Agroecologia da Bahia

vc1

"Transformar o Programa Camponês em uma política nacional também tem o apoio de organizações da cidade, que se somam à luta dos movimentos do campo em defesa da produção e do consumo de alimentos saudáveis".

Brasil: Nacionalização do Programa Camponês volta a ser discutida pela Via Campesina com o MDA