Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

Nesse domingo, 24 de maio, completam-se quatro anos do assassinato de José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santos, em Nova Ipixuna, Pará. O crime foi sucedido, naquele momento, por uma série de outras mortes, espalhando ainda mais sangue na Amazônia, como o assassinato de Adelino Ramos, em Rondônia, no dia 27 de maio, no total de 29 assassinatos no campo no Brasil inteiro – e entre elas, a de Nísio Gomes, liderança Guarani Kaiowa no Mato Grosso do Sul.

Brasil: Grilagem de terra e saque de recursos, a máquina de matar na Amazônia

Agua

A partir da crise hídrica que já afeta alguns estados brasileiros, devem ser feitas as seguintes questões: “Por que chegamos a esse ponto? A quem interessa a crise da água? É uma fatalidade climática ou ela foi construída?”, sugere Humberto Miranda em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail.

Brasil: Crise hídrica, uma fatalidade climática ou ela foi construída?

b1

Parlamentares, indígenas, ambientalistas e representantes do setor jurídico criticaram nesta terça-feira a forma como a Câmara dos Deputados tem lidado com os direitos de indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais. Para os participantes de uma reunião que discutiu a PEC 215/00, que transfere para o Congresso Nacional a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas, o atual Parlamento pode levar a um retrocesso nos direitos garantidos na Constituição de 1988.

Brasil: Parlamentares e ambientalistas criticam tratamento dado a indígenas pela Câmara

petrobras

"Mais que nunca a perspectiva de sustentabilidade, baseada na garantia de equidade e respeito às diferentes culturas e seus modos de se relacionar com a natureza defendida pelos movimentos sociais que lutam por justiça ambiental pode contribuir para a necessária transição a um modelo de desenvolvimento mais equânime e menos dependente da exploração intensiva de recursos naturais."

Crise conjuntural e expropiação permanente: petróleo e injustiças ambientais no Brasil

Salud

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) ajuizou, na última quarta (13), ação civil pública com pedido de liminar contra algumas das maiores produtoras de agrotóxicos do mundo. Juntas, Basf, Du Pont, Monsanto, Nufarm, Syngenta, Adama, Nortox e FMC movimentam mais de 11,5 bilhões de dólares por ano.

Brasil: Multinacionais do agrotóxico podem pagar mais de R$ 50 milhões por expor trabalhadores à contaminação

Salud

Este Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e Saúde no Brasil é resultado de um projeto desenvolvido em conjunto pela Fiocruz e pela Fase, com o apoio do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Seu objetivo maior é, a partir de um mapeamento inicial, apoiar a luta de inúmeras populações e grupos atingidos/as em seus territórios por projetos e políticas baseadas numa visão de desenvolvimento considerada insustentável e prejudicial à saúde por tais populações, bem como movimentos sociais e ambientalistas parceiros.

Mapa de conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil

Pueblos indígenas

"Talvez nada de novo, ou nada pior, pois as práticas criminosas e violências contra os povos indígenas continuam no dia a dia. Andando pelos acampamentos e aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul se percebe que toda a barbárie reunida no decreto 1216 é de alguma forma a realidade ali encontrada. Apesar disso tudo estivemos numa aldeia onde se estava fazendo uma casa de bioconstrução onde a terra é a mãe, a mestra e o escudo contra todas as maldades que estão fazendo contra os Kaiowá Guarani e outros povos dessa região", escreve Egon Heck, do secretariado nacional do CIMI, ao enviar o artigo que publicamos a seguir.

Brasil: Mais um decreto de morte aos povos indígenas

a5ew4n

“Temos notificados quase 100% de casos de intoxicação aguda, os quais ocorrem logo após a exposição de agrotóxicos”, informa a toxicologista."

Brasil: Uso combinado de agrotóxicos não é avaliado na prática. Entrevista especial com Karen Friedrich