Brasil

educadores en lucha contra el agronegocio

Os manifestantes fizeram um ato de denúncia da intervenção do agronegócio junto à educação do campo, representada pelo Programa "Agrinho". Educadoras e educadores das áreas da reforma agrária saíram em marcha nesta sexta-feira (4), em Cascavel (PR), para repúdiar o fechamento das escolas do campo.

Brasil: Marcha repudia fechamento de escolas do campo e o avanço do agronegócio

Tierra, territorio y bienes comunes

"Um dos principais mecanismos legais que propicia essas violações é dar novo prazo para a empresa fazer aquilo que devia ter feito antes do término da obra, que é transformar esses deveres em novas condicionantes, postergando-os”.

Brasil: Licença de Operação de Belo Monte não pode sair sem garantia de direitos, afirma CNDH

Por MAB
Pueblos indígenas

Lideranças indígenas protestaram hoje (1º) em Brasília, em reação à morte do guarani-kaiowá Simeão Vilhalva, de 24 anos, no último sábado (29), no município sul-mato-grossense Antônio João. Eles levaram um caixão para a frente do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Ministério da Justiça.

Brasil: Lideranças indígenas protestam em Brasília contra assassinato de guarani-kaiowá no MS

Pueblos indígenas

Na entrevista, Babau também falou sobre a situação do povo Tupinambá, a relação com o Estado brasileiro e a prisão que sofreu em 2014: "Eu vejo lá no Rio Grande do Sul os parentes reagirem, estão nas terras, povo que tá sempre guerreando eu sei que vai continuar assim e não vai se deixar abater. Em quinhentos anos de luta não nos deixamos abater, então não é agora que vamos deixar."

Brasil: “Não vamos deixar o agronegócio tomar o nosso país”, afirma cacique Babau Tupinambá

amb

A possibilidade de avançarmos na compreensão do ambientalismo demanda uma disposição para pensarmos a complexidade dos fenômenos sociais e implica uma abertura para a discussão sobre as suas diferentes escalas de atuação.

O ambientalismo em três escalas de análise

Ruralistas presionan por votación de parecer favorable a la propuesta que para demarcaciones de tierras

Después de tener parlamentarios involucrados en los momentos que antecedieron y durante el ataque de hacendados contra la comunidad Guaraní y Kaiowá de Ñanderú Marangatú, en la mañana del último sábado 29 de agosto [Estado del Mato Grosso do Sul], la bancada ruralista emprende un nuevo ataque contra los pueblos indígenas.

Brasil: Ruralistas presionan por votación de parecer favorable a la propuesta que para demarcaciones de tierras

Por ADITAL
brasil

O setor está sendo atingido em cheio pela reversão dos preços das commodities com a crise chinesa, colocando em cheque a dependência econômica do país.

Agronegócio se apropria de recursos públicos para sanar prejuízo que lhe é inerente

2015_08_entrevista_financeirizacao_natureza2_carta-capital

Los modelos de financiarización de la naturaleza y comercialización de los bienes naturales han generado procesos crueles, sobre todo en las comunidades más pobres y excluidas. Esto es concretizado en regiones consideradas oportunamente por el capital con aval de los gobiernos, como "atrasadas”.

Brasil: Articular luchas en los propios territorios como respuesta a la financiarización de la naturaleza