Brasil

b1

Iniciativa foi lançada em encontro realizado no Espírito Santo, estado no sudeste do país, e reuniu povos tradicionais em defesa de seus territórios, redes, organizações e movimentos sociais.

Petroleo, lançada no brasil Campanha "Nem um poço a mais"

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

No Paraná mais de 30 tiros foram disparados contra os Sem Terra do Acampamento Herdeiros da Terra de 1º Maio, em Rio Bonito do Iguaçu na madrugada desta quarta-feira (26), mais de 20 homens armados dispararam na entrada do acampamento contra os trabalhadores. Ninguém ficou ferido.

Brasil: Dois acampamentos do MST são atacados a tiros nas últimas 24 horas

Salud

Em audiência pública, autoridades responsáveis pela saúde admitiram que só agora, quase no fim da obra, iniciaram as ações previstas para mitigar os impactos às nove etnias afetadas.

Sem cumprir condicionantes, Belo Monte provoca o caos na saúde indígena no Xingu

Pueblos indígenas

Nós, mais de 150 lideranças indígenas de todo o Brasil, reunidos em São Paulo no contexto do Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, comemorado todo dia 09 de agosto, e por ocasião do II Fórum Nacional das Culturas Indígenas, realizado nesta cidade entre os dias 11 e 17 deste mês, viemos de público denunciar e repudiar os ataques sistemáticos do Estado brasileiro e de interesses privados de setores da sociedade brasileira aos direitos dos nossos povos.

Brasil: Manifesto contra os ataques aos direitos indígenas

Por APIB
Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Responsável por alguns dos produtos que mais ameaçam a saúde do povo e a agrobiodiversidade brasileira, a empresa Monsanto teve de responder a graves indagações feitas por representantes de movimentos sociais.

Brasil: Monsanto é desmentida em plena Assembleia Legislativa

b1

Ainda modesta no país, atividade agrícola sem agrotóxicos cresce 35% ao ano e se viabiliza também modelo de negócio – solidário, sustentável e lucrativo.

Brasil: Produção orgânica se viabiliza como garantia de soberania alimentar

d1

Pesquisa realizada a partir de parceria entre a Articulação do Semiárido e o Instituto Nacional do Semiárido avalia importância da agroecologia no combate à desertificação.

Brasil: ASA e INSA avaliam importância da agroecologia no combate à desertificação

Salud

Pesquisadores brasileiros dizem que o perigo existe sim. Com o tempo, alguns tipos de agrotóxicos vão se acumulando no organismo e prejudicam a saúde. “Ele pode causar desregulação hormonal, impotência, infertilidade, pode causar má formação fetal. Aumenta o risco de desenvolvimento de câncer também”, explica Fábio Gomes.

Brasil: Pesquisadores alertam, agrotóxicos podem causar doenças como câncer