Crisis climática

Billonarios y geoingeniería

Los billonarios globales invierten ahora en geoingeniería: tecnologías para manipular el clima. Es lógico, pero muy preocupante. Las propuestas de geoingeniería son aún teóricas y especulativas, pero funcionan como excusa para la inacción climática y como coartada para aumentar la extracción y uso de combustibles fósiles, alegando que el caos climático se puede “manejar” con estas riesgosas tecnologías.

Billonarios y geoingeniería

Foto de: Paulo Whitaker

Un estudio publicado en ‘Science’ muestra cómo la producción de alimentos pone en peligro los avances contra el cambio climático que se consigan en los sectores de la energía, el transporte o la industria.

Las emisiones del sistema alimentario mundial por sí solas pueden subir la temperatura del planeta por encima de 1,5 °C

Foto: Afp/Archivo

Las transformaciones en materia climática ocurren muy rápido y los hallazgos recientes muestran cambios abruptos en el sistema climático global, lo cual es muy alarmante ya que se eleva el riesgo y vulnerabilidad ante desastres ambientales y tecnológicos en un contexto en que la pobreza es significativa, señala el reporte “La tragedia ambiental de América Latina y el Caribe”, realizado por 21 expertos de la región de América Latina y el Caribe.

Advierten sobre cambios abruptos en el sistema climático global

Soluções baseadas na natureza, ou seduções baseadas na natureza?

"Soluções baseadas na natureza" (SbN) é um termo amplamente utilizado mas vagamente definido. Significa uma série de coisas para diferentes pessoas, incluindo muitas acções e abordagens positivas, tais como a agroecologia e a restauração dos ecossistemas. Mas um grupo de actores está a utilizar o termo para impulsionar uma agenda específica relacionada com a biodiversidade e as alterações climáticas, cuja compreensão é essencial para compreender a política actual em torno do SbN. Este resumo descreve essa agenda e a forma como o SbN é utilizado dentro dela.

Soluções baseadas na natureza, ou seduções baseadas na natureza?

Foto del sitio: Jornal Bom Día

A produção acelerada de alimentos em escala global disparou as emissões de óxido nitroso (N2O), o terceiro gás que mais provoca mudanças climáticas devido ao seu efeito estufa. A taxa e a quantidade de N2O liberado na atmosfera pela agricultura e pecuária tornam muito difícil o cumprimento do Acordo de Paris de combate às mudanças climáticas: “É incompatível com seus objetivos", segundo a primeira avaliação global sobre esse gás, publicado na revista Nature.

“Há um conflito entre a forma como estamos alimentando as pessoas e a estabilização do clima”

Fuente del sitio: Meteored

A concentração de óxido de dinitrogênio – também conhecido como óxido nitroso – na atmosfera, aumenta fortemente e acelera as mudanças climáticas. Além de CO2 e metano, é o terceiro importante gás de efeito estufa emitido por atividades antrópicas.

Uso intensivo de fertilizantes nitrogenados ameaça o clima

O aquecimento global pode esquentar o Brasil em até seis graus nas próximas décadas

O aquecimento global é um dos principais assuntos entre os países para o futuro da humanidade. Com o aumento da população, a emissão de carbono e, principalmente, da poluição causada pelos humanos, os efeitos catastróficos de um futuro não tão distante já afetam o clima, causam um aumento nas catástrofes naturais e o derretimento das geleiras árticas, que podem desencadear um aumento progressivo dos mares e uma situação irreversível no mundo para as próximas décadas.

O aquecimento global pode esquentar o Brasil em até seis graus nas próximas décadas