Feminismo y luchas de las Mujeres

Os eventos climáticos potencializam desigualdades e geram sobrecarga sobre as mulheres, no cuidado com a casa e com as pessoas. Foto: Francisco Proner / MAB

No contexto de mudanças climáticas, os mais atingidos têm raça, classe e gênero bem marcados, e estas alterações escancaram desigualdades e afetam de forma desigual homens e mulheres.

Por trás da crise climática, a desigualdade de gênero e a sobrecarga invisível das mulheres atingidas

A mesa desta manhã debateu a disputa geopolítica mundial, os impactos da crise climática e os desafios da transição energética justa e popular. Foto: Nivea Magno / MAB

A primeira mesa da manhã desta terça-feira (03) debateu a necessidade de que, no contexto de mudanças e eventos climáticos extremos, a transição energética seja feita de forma justa, com a participação e em favor do povo.

Crise climática é crise do capital: sem participação popular, transição energética só reproduz injustiças

Mujeres Achi’ logran una sentencia por violencia sexual que las dignifica frente a sus comunidades

Este 30 de mayo, 36 mujeres Achi’ lograron con la valentía de sus testimonios y lucha una sentencia histórica que les hace justicia, contra tres expatrulleros de Autodefensa Civil (PAC) por violencia sexual y delitos contra los deberes de humanidad  cometidos hace 44 años entre 1981 y 1983, durante el conflicto armado interno, estos hechos ocurrieron en Rabinal, Baja Verapaz. 

Mujeres Achi’ logran una sentencia por violencia sexual que las dignifica frente a sus comunidades

Imagen: Wina Hafidh

Frente a la crisis planetaria, la ética del cuidado (femenina) y la justicia (masculina) necesitan complementarse, superando la tradición patriarcal e integrando afecto, equidad y ecología para enfrentar los desafíos sociales y ambientales. 

Las dos puertas de entrada a la ética

Jornada de Lutas do MAB reúne 1.000 mulheres em Brasília (DF) para reivindicar os direitos dos atingidos por barragens

Atingidas de diversas regiões do Brasil vão debater violações de direitos, pressionar por políticas públicas para os atingidos  e marchar contra devastação ambiental no país.

Jornada de Lutas do MAB reúne 1.000 mulheres em Brasília (DF) para reivindicar os direitos dos atingidos por barragens

- Doménica Vinueza y Rosa Torres recolectan desechos en manglares. Foto: cortesía Ayuda en Acción Ecuador

Las mujeres concheras del cantón Muisne han liderado una lucha histórica para proteger los manglares frente a la tala intensiva y la expansión de las camaroneras. Estas industrias destruyen el ecosistema para construir piscinas de crianza de camarón, generando deforestación y vertido de químicos tóxicos. Las concheras han movilizado a sus familias y a las juventudes locales, creando redes de vigilancia, reforestación y educación ambiental. Además, para garantizar la protección del manglar buscan formar nuevas generaciones de defensoras del territorio.

La resistencia de las mujeres frente al impacto de la industria camaronera en Ecuador

Mulheres Sem Terra produzindo. Foto: Janaina dos Santos

Leia cinco relatos de mulheres Sem Terra de diferentes regiões, que contam sua tragetória de luta pela Reforma Agrária Popular.

Mulheres Sem Terra: força, resistência e sabor na produção agroecológica

Seminário Estadual de mulheres do MPA é marcado pela potência das camponesas e artesãs sergipanas

No último dia 13 de maio, aconteceu no Instituto Federal de Sergipe, em Poço Redondo, o Seminário Estadual Mulheres Camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), com o tema “Na organização dos territórios e por soberania alimentar”. A ação foi possível através de um termo de cooperação entre a Fiocruz, dentro das atividades da agenda saúde e agroecologia, e do recurso de emenda parlamentar concedida em 2023 pelo Deputado Federal João Daniel.

Seminário Estadual de mulheres do MPA é marcado pela potência das camponesas e artesãs sergipanas

Por MPA