Brasil

grito da terra

O Grito da Terra é a máxima expressão organizativa feita a cada ano pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Desta vez, cerca de 7.500 trabalhadores se dirigiram até Brasília. Algumas delegações, como a do estado de Rondônia, viajaram 48 horas de ônibus para chegar à capital.

Brasil: Pela Reforma Agrária e Contra a Violência no Campo

Economía verde

Material para jornalistas que cobrirão a Rio+20 analisa os mecanismos que devem alicerçar o novo conceito de economia aplicado à exploração e ao manejo dos recursos naturais.

Cartilha sobre instrumentos da Economia Verde propõe leitura crítica da Rio+20

Megaproyectos

Os atingidos por barragens de todo o país voltam a se mobilizar para defender os bens naturais, denunciar o avanço do capital sobre a natureza e lutar pelos seus direitos.

Brasil: Movilizaciones de los Afectados por las Represas en defensa de los bienes naturales

Por MAB
Economía verde

Activistas de Acre lanzan un dossier para demostrar que las políticas gubernamentales en su estado, en lugar de representar un ejemplo exitoso de la aplicación de la economía verde en la Amazonia, son un ejemplo precisamente del fracaso de este modelo, que se muestra ambientalmente destructivo y socialmente excluyente.

Brasil: Dossier: "El Acre que los Mecantilizadore$ de la naturaleza ocultan"

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança no próximo dia 13 de junho, às 9h30, no auditório Dom Helder Câmara da CNBB, os dados de 2011 do relatório anual de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil.

Brasil: Cimi lança em Brasília Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas

Por CIMI
usina Cambahyba

Em 1997, a área no município de Campos dos Goytacazes onde se localiza a ex-usina de Cambahyba, desativada em 1993 por ter ido à falência, composta por sete fazendas que totalizam 3500 hectares, foi considerada improdutiva. Mas o Incra, até hoje não foi capaz de realizar as desapropriações em toda a área.

Brasil: Campanha pela desapropriação imediata das terras da usina Cambahyba

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) lança hoje (31) a pedra fundamental da construção do Centro de Formação, Educação e Pesquisa em Agroecologia e Sistemas Agroflorestais.

Brasil: centro promoverá ensino em agroecologia e sistemas agroflorestais

Más de 30 organizaciones y movimientos sociales presentaron una carta de repudio a la medida provisoria aprobada por el Senado brasileño el pasado martes que redefine los límites de 8 áreas protegidas en la Amazonía de ese país.

Rechazan en Brasil medida que afecta áreas protegidas de la Amazonía