Brasil

Hoje, 12/02, o Conselho Nacional de Biossegurança votou pela primeira vez recursos apresentados pela ANVISA e IBAMA questionando liberações comerciais aprovadas pela CTNBio. A reunião decidiu, por 7 votos a 4, pela liberação do milho Liberty Link e MON 810, cujas liberações foram solicitadas por Bayer e Monsanto, respectivamente. As duas variedades foram recentemente proibidas em países da Europa, como França (2008), Austria (2007) e Hungria (2006).

Governo Lula libera milho transgênico

"Não existe cana na Amazônia. Não temos conhecimento de nenhum projeto na região, nem recente nem antigo”, afirmou Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura, dando eco ao boato oficial de que a cana se mantém distante da floresta (O Globo, 29-07-2007). Dados oficiais revelam que o plantio de cana-de-açúcar avança sobre a Amazônia, apesar das negativas do governo federal. Projetos sucroalcooleiros instalados no Acre, Maranhão, Pará e Tocantins vivem momento de expansão acelerada. A região não só é fértil como também competitiva. Lula se equivocou ao afirmar que a cana "fica muito distante da Amazônia".

Amazônia, ecocídio anunciado

Brasília - A rotulagem de alimentos que têm na matéria-prima algum componente transgênico - o T maiúsculo no meio de um triângulo amarelo - começa a ser vista com mais frequência nos supermercados.

Brasil: Lei da Rotulagem começa a produzir efeitos

"A perda de sete mil quilômetros quadrados de floresta no segundo semestre de 2007 não é mais que a mostra visível das conseqüências de um modelo de crescimento ancorado nos monocultivos que busca alcançar recordes exportadores de soja, carne e outros produtos com preços conjunturalmente altos no mercado internacional."

Brasil: desmatamento na Amazônia revela insustentabilidade do modelo agroexportador

Por REBRIP

"A liberação comercial de plantas transgênicas é tema altamente controverso por envolver a um só tempo questões ligadas à produção e ao consumo de alimentos, à segurança e soberania alimentar, ao meio ambiente, à saúde, à dependência tecnológica, ao acesso aos recursos genéticos e aos direitos dos agricultores. Esses são motivos de preocupação que vêm motivando a sociedade civil brasileira organizada a debater e se posicionar sobre o tema em seus diferentes espaços de articulação."

Brasil: carta abierta aos Ministros do Conselho Nacional de Biossegurança

Como consecuencia del aumento de la tasa de lucro media en la agricultura en la venta de productos específicos valorizados en el mercado internacional, como el etanol, los lucros de la empresa estadounidense Monsanto están aumentando aceleradamente. Agricultores del mundo entero, principalmente de Estados Unidos, Argentina y Brasil, están plantando más semillas transgénicas. La información es de la revista alemana Der Spiegel

Brasil: transgénicos enriquecen a Monsanto

Antes mesmo da primeira reunião do ano, marcada para fevereiro, os diferentes grupos da Comissão já travam disputa política nos bastidores. Substituição de 12 conselheiros em fim de mandato, inclusive o atual presidente, também promete acirrar os ânimos

Brasil: pedido de importação de milho transgênico racha CTNBio

O Brasil tem três dos 32 projetos e empresas que estão na “lista negra” mundial das organizações não-governamentais (ONG) voltadas para a defesa do meio ambiente e de direitos sociais. Integram a relação as fábricas de celulose da Aracruz, as usinas hidrelétricas do rio Madeira e a Pará Pastoril e Agrícola (Pagrisa), empresa recentemente autuada pelo Ministério do Trabalho, por ter mantido mais de mil trabalhadores em condições degradantes e análogas à escravidão

Três projetos do Brasil integram 'lista negra'